História
Veja o histórico da instituição
Em 1917, quando voltou de uma viagem à Europa, onde se especializou em pediatria, o Dr. Manuel Varela Santiago Sobrinho abriu uma das salas de sua casa, na Rua Conceição, no centro de nossa cidade para atendimento de crianças carentes, sem delas nada cobrar, nascendo daí, o IPAI - Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Rio Grande do Norte, que tem por data de fundação o dia 12 de outubro.
Na época, foi criada uma “Associação” que reuniu pessoas da sociedade, amigas de Dr. Varela Santiago, se desenvolvendo a partir daí a condição de filantropia, onde sua natureza jurídica passou a ser denominada “sociedade civil de caráter assistencial filantrópica”.
Em 1936 com ajuda de pessoas da sociedade local e do Governo do Estado do RN no Governo Aluísio Alves, foi inaugurado a primeira Ala Hospitalar denominada Hospital Infantil Varela Santiago, situado à Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 489, Cidade Alta, que se transformou em uma instituição hospitalar, tornando-se 100% SUS - Sistema Único de Saúde, para atender enquanto “Hospital Especializado em Pediatria”, as crianças carentes de 0 a 14 anos vindas de todo o estado do Rio Grande do Norte e também de estados vizinhos como, a Paraíba, Pernambuco e Ceará, por ser pioneiro no tratamento de doenças onco-hematológicas sob a coordenação de Dra. Maria Zélia Fernandes.
De acordo com o Artigo 5º do Estatuto Social desta IPAI/RN: Os serviços assistenciais serão sempre prestados na forma exigida pelas disposições vigentes de modo a assegurar a atividade filantrópica e a inexistência de fins lucrativos. O mandado da diretoria e do conselho fiscal tem duração de quatro anos, com direito a reeleição.
Como Presidente no período de 2012 a 2016 está o Dr. Manoel de Medeiros Brito, auxiliado por conselheiros. Esta é uma instituição verdadeiramente filantrópica sem auferir lucros para distribuição de dividendos aos seus associados.
Mesmo diante das dificuldades financeiras para manter essa entidade filantrópica, o grande objetivo de todos é integrar ações que possibilitem uma compreensão global da criança e sua família, percebendo-os enquanto cidadãos. Por isso, trabalhamos articulados com base no Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, que em seu contexto refere-se à identidade da criança como fundamental no seu reconhecimento como sujeito de direito, considerando-o enquanto Ser Histórico-Social respeitado em sua individualidade e integridade.
O hospital tem capacidade de atender a 110 leitos distribuídos nas diversas especialidades médicas e enquanto espaço físico dispõe de 06 salas de atendimento médico em sistema de consultas eletivas, que estão localizados no “Casarão Azul” mais conhecido como “Ambulatório”; Uma sala para vacina, uma sala para internamento e uma para atendimento ambulatorial de oncologia, para o funcionamento do “Hospital Dia”.
Temos também 02 unidades para internamentos e tratamentos de patologias gerais conhecidos por Unidade para Lactentes engenheiro Ubergue Ribeiro (crianças de 0 a 2 anos) e Unidade Pedro Câmara (Crianças de 03 a 14 anos); Dispomos ainda da Unidade Esperança destinada a atender crianças com doenças infecto-contagiosas. E somam-se a estes os outros setores de maior complexidade que são: Clínica Cirúrgica, Unidade para Neurocirurgias, UTIP (Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica), UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) e o Centro de Onco-hematologia Infantil (COHI).
Em média realizamos 15 mil procedimentos por mês, além dos serviços complementares como: Farmácia, Laboratório, Quimioterapia, Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Pedagogia, Brinquedoteca, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Residência Médica, Tomografia, Núcleo de Convênios, Higienização, Setor de Controle de Infecção Hospitalar, Centro de Processamento de Roupas, Serviço de Nutrição e Dietética, Radiologia, Ultrassonografia, Setor Pessoal, Faturamento, Tesouraria, Recepção e Portaria, Patrimônio, Arquivo/SAME, Compras, Almoxarifado, Setor de Marketing, Transportes, Informática, Manutenção e SESMT (Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho), além da nossa Central de Atendimento e Doação (Nossa receita de cada dia!).
Contando também com as Assessorias de Imprensa, Jurídica e Contábil. Tendo ainda as Comissões Internas que são: Comissão de Licitação, Comissão de Ética Médica, CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Comissão de Humanização, Comissão de Eventos e Comissão de Prontuário Médico e Obituário.