O Hospital Infantil Varela Santiago celebrou 99 anos no último dia 12 de outubro e aproveitou a data significativa para inaugurar um novo espaço, ao lado da Instituição, “Núcleo Administrativo Maria Lourdes Lamartine Varela”, nome dado em homenagem a primeira mulher que administrou o hospital.
O diretor superintendente do Hospital Infantil Varela Santiago, Paulo Xavier contou da satisfação ao inaugurar a nova estrutura e agradeceu aos parceiros. “Foram investidos R$310.000 (trezentos e dez mil Reais), na reforma do prédio. Foram 100 mil vindos de emendas parlamentares e outros 210.000 de doações e emendas parlamentares”, comentou e agradeceu a todos os colaboradores do hospital e disse que a meta agora é construir um pronto socorro infantil.
Dr. Paulo Xavier aproveitou o momento e registrou o falecimento de Carlos Ernani Rosado, como um grande homem, professor e que prestou um grande serviço ao Varela. “Gostaria de falar sobre um grande homem que faleceu e que teve um papel relevante aqui no Varela, por esse motivo, iremos homenageá-lo e colocaremos uma sala com o seu nome”, disse. Já Marcos Morais do Natal Cap, parceiro do Varela Santiago contou da satisfação ao fazer parte dessa conquista. “Nos sentimos muito felizes por termos participado dessa realização. É muito gratificante para nós vermos que estamos contribuindo para um tratamento mais digno às crianças do Rio Grande do Norte”, declarou.
Quem também deixou suas palavras foi o presidente do Instituto de proteção à Infância, mantenedor do hospital, Dr. Manoel Britto. “Lembro do momento em que eu era o vice-presidente do Instituto, sucedendo Nazinha Lamartine, quando em um momento de extrema dificuldade, Dr. Paulo Xavier apareceu com uma salvação para Instituição, que atravessava momentos muitos difíceis e recebemos ele com todo apoio e estímulo. Todas essas conquistas são fruto de uma equipe competente, obstinada em seguir o seu exemplo e, sobretudo, honrada”, disse e acrescentou esses atributos são algumas das virtudes do Dr. Paulo e sua equipe.
Já o gerente administrativo, Francisco Regis, aproveitou o momento para falar e apresentar em gráficos o crescimento da Instituição neste último ano. “Em 2015, tivemos uma média mensal de 5.350 consultas especializadas, desde uma consulta simples até uma de alta complexidade, um aumento de 18,64% em relação a 2014. Fizemos em 2015 7.391 exames para diagnósticos, um crescimento de 3,77%. Os internamentos clínicos e cirúrgicos fecharam o ano de 2015 com média mensal de 680 (11,6% a mais do que o ano anterior). São realizadas cerca de 900 vacinas mês e um número 130 quimioterapias. No total do ano de 2015 realizamos 172.124 procedimentos, uma média 14.344 procedimentos mês, todos realizados com qualidade e 100% SUS.
Ao final, Francisco Regis veiculou o vídeo que viralizou nas redes sociais, da mãe Pauliana Ribeiro, mãe de Pedro Rafael (5) que emocionou a todos com seu apelo para que o filho conseguisse a sua fulguração de válvula uretral, cirurgia que salvaria a vida do mesmo. Em seguida, o vídeo de agradecimento dela.
Quem também participou do evento foi o monsenhor Lucas, que aproveitou o momento para dar as bênçãos do novo espaço. Ao final, Dr. Paulo Xavier e Dr. Manoel de Britto, conduziram os convidados para acompanhar ao descerramento da placa ao lkado Jorge Veríssimo e José Nascimento, pedreiro e servente da obra, respectivamente. Em seguida, todos cantaram parabéns para o Hospital no ambulatório com bolo de Viviane Flôr.