Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatais do Varela Santiago comemora 1 ano com aumento de 318% nos atendimentos
Ulysses Freire - Assessor de Imprensa
Além de estar em celebração pelo aniversário de 105 anos e com o sucesso da campanha Torcida do Bem para a Copa do Mundo em prol da construção de novo setor para tratamento de câncer infantojuvenil, o Hospital Infantil Varela Santiago comemora nesse mês de outubro o primeiro ano de funcionamento do Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatais do Rio Grande do Norte (CREFIRN) com números muitos positivos.
Antes do Crefirn, o Hospital realizava o atendimento às crianças fissuradas desde 2018, com cirurgias e fonoaudiologia. Com a inauguração do CREFIRN em 2021, a instituição passou a fazer o atendimento de cirurgias craniofaciais, cirurgias bucomaxilo faciais, fonoaudiologia, ortodontia e odontologia pediátrica. Os números que eram de 68 atendimentos por mês, antes, hoje – após a sua implantação – chega a 284 atendimentos mensais, um aumento de 318%.
O centro é uma parceria do hospital com a Smile Train, a maior organização do mundo dedicada à causa. No CREFIRN, uma equipe multidisciplinar composta por dentistas, médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais atua no tratamento de pacientes com fissura labiopalatal. De acordo com Dr. Kleber Seabra, coordenador do CREFIRN, o centro está transformando o sorriso de centenas de crianças e adolescentes do Estado. “Com o centro, toda a equipe de profissionais está preparada para realizar cirurgias e atuar na reabilitação de crianças e adolescentes da capital e interior do estado".