espanhol ingles ingles
Notícias
8 de setembro de 2015

Campanha Setembro Dourado é lançada oficialmente hoje, na Prefeitura do Natal

A Prefeitura de Natal promove, em parceria com a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), o Hospital Infantil Varela Santiago e a Liga Norte Rio-grandense contra o Câncer, a Campanha ‘Setembro Dourado’.
A campanha tem o objetivo de despertar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. O lançamento oficial aconteceu hoje (1) no salão nobre do palácio Felipe Camarão, sede da prefeitura do Natal. O oncologista Wilson Cleto esteve presente na solenidade e representou o Hospital Infantil Varela Santiago. “Através do diagnóstico precoce do câncer é possível cuidar e tratar da criança com mais qualidade. Nós tratamos a doença para que a criança volte às suas atividades normais e de rotina, como por exemplo, ir à escola. Queremos que elas se tornem adultos produtivos e com saúde”, disse Dr. Wilson. O prefeito Carlos Eduardo Alves proferiu algumas palavras. “Sabemos o quanto é difícil essa doença, mas juntos vamos conseguir lutar contra ela. Parabenizo a vereadora Júlia Arruda pela iniciativa de criar um Projeto de Lei tão importante como esse. Vamos divulgar o Setembro Dourado por todos os recantos da cidade do Natal”, enfatizou o prefeito. A vereadora Júlia Arruda e Membro da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente também comentou sobre a Campanha. “Fico muito feliz ao ver o Setembro Dourado ganhando força. Queremos conscientizar a população para procurar um médico ao perceber que o seu filho está com queixas frequentes. E a partir daí, realize os exames necessários para que se chegue a um diagnóstico preciso”, concluiu a vereadora.

Na oportunidade, foram distribuídos 300 mil panfletos, 10 mil cartazes, 10 mil adesivos de carro e mil adesivos de vitrine. Algumas mães de crianças assistidas pelas Instituições parceiras do Setembro Dourado contaram um pouco sobre as suas histórias e falaram um pouco do tratamento dos seus filhos.

O encerramento da campanha acontece no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, com aulas de zumba, apresentação do balé municipal, peça teatral, contação de histórias, show de mágico, além de oficinas de origami e de pintura no rosto, casa do brinquedo, entre outras atrações.
A prefeitura vai oferecer ações desenvolvidas pelas secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (SME), Meio-Ambiente e Urbanismo (Semurb), Serviços Urbanos (Semsur), Comunicação (Secom) e Cultura (Secult). No decorrer do mês, outras atividades referentes à campanha acontecem.